Pode ser aplicado para o Windows XP, Vista ou 7 e qualquer versão do Ubuntu, incluindo o Ubuntu 10.04 e 10.10. Quando o compartilhamento de arquivos está ativado, os dois sistemas serão capazes de acessar arquivos e pastas entre eles.
Para começar, faça logon no Ubuntu e vá para Aplicativos -> Central de Programas Ubuntu. Em seguida, procure e instale o Samba.
Depois de instalar, vá em Sistema -> Administração -> Samba.
Selecione ‘Preferências -> Configurações do servidor’.
Em seguida, digite o nome do grupo de trabalho para corresponder ao seu grupo de trabalho do Windows e clique em OK.
Depois disso, selecione “Preferências -> Usuários do Samba”.
Clique em Adicionar Usuário, selecione a conta do usuário na lista suspensa e adicione o nome de usuário e senha do Samba (a senha pode ser a senha do Ubuntu, você que sabe…).
Quando estiver pronto, vá em ‘Arquivo> Adicionar Compartilhar’ o diretório (pasta) que você deseja compartilhar e clique em “Navegar…” . Também digite o “nome de compartilhamento”, selecione “Permitir escrita e Visível”.
Selecione a guia “Acesso”, em seguida, e escolha o usuário que quiser acessar os compartilhamentos, clique em OK. No meu caso, eu permiti acesso a qualquer um.
Reinicie os computadores e você deve ser capaz de ver ambos os computadores.
Para encontrar o nome do Windows Workgroup ou Domain Name no Windows, vá em Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt de comando e digite o comando abaixo:
net config workstation
Fonte:www.ubuntudicas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário